Afinal, qual a vantagem da tela curva?

divulgacao

A linha reta pertence ao homem, a linha curva pertence a Deus” –  Antoni Gaudí

Displays curvos em Ultra-HD estão começando a mudar a maneira como se assiste televisão, com telas top de linha que oferecem uma experiência visual mais realista e imersiva, tanto no trabalho quanto em casa.  A curva simula a sensação de se estar num cinema e  exibem imagens sem distorções de modo menos cansativo para os olhos, com maior uniformidade em toda a superfície do painel, mesmo nas bordas.

Observem o Partenon, na Grécia, por exemplo. Atrás desse incrível monumento da arquitetura grega, pode-se encontrar o segredo do design curvo.

À primeira vista, o templo parece perfeitamente plano. Mas, se tivesse sido construído assim, pareceria distorcido. Os arquitetos gregos perceberam a distorção visual provocada pelo olho humano. Por isso, o templo foi construído em forma curva para parecer plano!

Poucas pessoas deixam de reconhecer que imagens filmadas e gravadas em vídeo parecem mais naturais quando vistas numa tela grande de cinema. Mas, mais importante do que isso, quando a tela é grande a plateia processa maiores quantidades de informação visual, e isso faz tudo parecer “mais real”.

divulgacao

O mesmo acontece nos TVs de tela curva. Eles permitem uma experiência imersiva similar, ampliando o campo de visão e dando ao usuário a sensação de estar vendo um TV maior do que é na realidade.

TVs curvos são desenhados cuidadosamente levando em conta os movimentos dos olhos. Como estes são esféricos, objetos planos parecem de alguma forma distorcidos quando refletidos. Com uma TV curva, você pode ver muito mais, com um efeito envolvente muito maior. E a razão tem a ver com a estrutura biológica dos nossos olhos.

Existem dois tipos de fotorreceptores muito sofisticados em nossas retinas, chamados bastonetes e cones. Nossos cones transmitem a glória das cores e são responsáveis por nosso campo de visão central de cerca de 30 graus, enquanto nossos bastonetes percebem o movimento e são responsáveis por nosso campo visual fora desse campo de 30 graus de visão, também conhecido como nossa visão periférica. Telas curvas fornecem um campo de visão muito maior que 30 graus, estimulando os bastonetes em nossos olhos a nos dar uma sensação superior de envolvimento e ativando nossos sentidos para perceber incríveis panoramas competindo apenas com as paisagens da nossa natureza. É por isso que telas curvas fornecem uma experiência visual definitiva e insuperável.

divulgacao
Outro importante atributo dos TVs curvos é sua imagem mais clara, comparada com a dos TVs planos. Para uma visualização excelente, o usuário pode se posicionar a uma distância aceitável da tela, qualquer que seja o ângulo de visão. Num TV plano, as bordas se situam mais longe do olhar do que o centro da tela; por isso, a distorção aumenta conforme a pessoa se move para os lados.

Nossas análises mostraram que, num TV plano, quando a pessoa se move lateralmente diminui o ângulo de visão e a imagem perde qualidade significativamente. Já a qualidade da imagem num TV curvo se mantém quando se olha de lado.

Fonte: Samsung e Revista Home Theater

Avenida Benedito Storani, 94 - Sala 3
CEP 13280-000 - Centro - Vinhedo - SP
+55 (19) 3876-0179 / (19) 99873-4415
contato@eurekaht.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Eureka Automação Residencial, Magic Mirror, Aspiração Central