Publicado originalmente em 27/02/12.

Fazer faxina é uma chatice necessária. Principalmente para quem não possui um sistema de aspiração central em sua casa. Mesmo quem diz não se incomodar em perder algumas horas varrendo, esfregando, espanando e aspirando há de concordar que a vida fica muito mais prática com uma limpeza inteligente.
Já que é inevitável investir tempo e dinheiro nessa tarefa, é melhor que ela seja feita com capricho, objetividade e, porque não, preocupação com o meio ambiente, evitando não só o desperdício de paciência e produtos, mas também de água e energia.
Outra vantagem é que a faxina organizada mantém o ambiente limpo e saudável por mais dias – e sem neuroses. Bom para quem cuida da casa e melhor ainda para o meio ambiente. Por isso emsmo, a Eureka separou algumas dicas e sugestões para uma faxina moderna e inteligente:
Antes de tudo, é preciso que tudo esteja em seu lugar. Sem ordem não há limpeza eficiente.

- Para quem ainda não tem, uma boa ideia é providenciar um aspirador de pó. Hoje, já existem modelos mais acessíveis e que consomem menos energia. Já ouviu falar do sistema de aspiração central? Saiba mais, clicando aqui.
- A grande vantagem do aspirador é que, ao contrário da vassoura, ele não deixa parte da poeira para trás. Com a vassoura, é possível limpar apenas a sujeira visível. Já o sistema de aspiração central tira do ambiente de convívio até as sujeiras microscópicas que causam doenças respiratórias. Por isso, com ele, a faxina é mais duradoura.
- Para os adeptos da faxina inteligente, uma dica é definir a estratégia de limpeza, “mapeando” os ambientes de atuação. Um exemplo, começando pelos quartos – arrume camas, limpe janelas e vidros com um pano úmido (não precisa encharcar!), aspire todos os móveis e objetos de decoração e, por último, aspire tapetes e chão. Em seguida, aspire também o chão do banheiro. Depois, passe para a sala e repita o roteiro dos quartos, sem esquecer de aspirar sofás e poltronas. Continue com o aspirador pelo chão da cozinha e da área de serviço, para evitar que o pó escape para os cômodos já limpos.

- Feito isso, volte ao banheiro. Existem produtos específicos para a higiene desta parte da casa, como tira-limos e limpa-vidros. Eles podem e devem ser usados (dica: use uma esponja de limpeza). Não esqueça, também, de limpar os ralos com um antibactericida ou um saponáceo, para não acumular cabelos e restos de sabonete.
- O ideal é lavar o banheiro todo dia, com uma faxina reforçada uma vez por semana, mas cuidado com o desperdício. Um pano úmido basta – e alguns produtos até dispensam o uso da água. E a estratégia de guardar a água do segundo enxague da lavadora de roupas para limpar o chão do box funciona.
- As mesmas dicas do banheiro valem para a cozinha – que além de sujar, engordura. Por isso, e por ser um dos cômodos mais usados na casa, é mais difícil mantê-la limpa. Em compensação, há uma série de produtos especiais para a sua limpeza, como os desengordurantes e os antibactericidas. Limpar a geladeira sempre que ela estiver mais vazia ajuda a manter a organização da cozinha, assim como trocar o sabonete em barra pelo detergente líquido.
- Vá fechando as janelas de cada cômodo já limpo. No fim de tudo, passe um pano no chão, utilizando os produtos mais recomendados para cada tipo de piso.

- Por falar em produtos, dê preferência a produtos biodegradáveis que não prejudiquem o meio ambiente ou as pessoas que estão em casa.
- Utilize materiais de limpeza que vai durar muito tempo, como panos de algodão que pode ser lavado e reutilizado. Dessa forma, eles evitar o uso de toalhas de papel ou toalhetes descartáveis.
- Para limpar o banheiro ou a cozinha, nada bate um pouco de bicarbonato de sódio e uma esponja.
- Para desentupir o encanamento, esgoto ou desodorizado, você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio com um pouco de suco de limão. Deixe os componentes do ácido cítrico para agir por alguns minutos e depois enxágüe com água quente para remover a sujeira.
Para pavimentos, é recomendável para dissolver e misturar um pouco de vinagre com sabão neutro líquido em um balde de água quente.
Para os cristais de vidro e espelhos, com uma mistura de água e vinagre para deixá-la transparente.
Para manchas ou depósitos, colocá-los em um pano embebido em vinagre e deixe por algumas horas. Em seguida, enxaguar e ver o que parece novo.
- Para limpar metais como o cobre, vale a pena tentar uma mistura simples de limão, água e bicarbonato de sódio. Experimente e veja como funciona!
Você já pensou em ter um sistema de aspiração central em sua casa? Consulte os integradores profissionais da Eureka e veja uma demonstração em nosso show room.

Eureka: Home Entertainment, Aspiração Central e Automação Residencial
Para visitas agendadas ligue
(19) 3876-0179 – Vinhedo-SP
FONTE: As dicas de limpeza foram tiradas daqui e daqui.