iPhone SE – mais um lançamento sem grande brilhantismo.

iphone_se_3

 

“Mais do mesmo.” Essa pode ser a primeira impressão do anúncio do iPhone SE,  o novo smartphone da Apple. A tela menor, de 4 polegadas, ajuda o preço agressivo de US$ 399 (cerca de R$ 1.500, no câmbio do dia) e repete o visual do iPhone 5S, com construção em metal, enquanto seu poder de processamento se aproxima do iPhone 6S. A Apple também anunciou o novo iPad Pro com tela de 9,7″ durante um evento na sede da empresa em Cupertino (EUA) nesta segunda-feira (21).

Boa estratégia de mercado, mas não tem o mesmo brilhantismo de eras passadas. O fato é que o fantasma de Steve Jobs (ou a ausência dele), ainda assombra os corredores da Apple.

Como estratégia de negócio, a fabricante tem dois objetivos: conquistar a China, um de seus mercados prioritários; e os usuários que buscam sua primeira experiência com smartphones – especificamente, iPhones. Vale lembrar que esta é a segunda vez que a fabricante anuncia uma edição especial do iPhone, como já ocorreu com o iPhone 5C.

Há o mérito da usabilidade desse modelo. Smartphones pequenos atendem a demandas bem específicas do mercado: crianças e adolescentes, mulheres com mãos pequenas, idosos e pessoas com mobilidade reduzida são excelentes exemplos de potenciais consumidores desses aparelhos com telas menores. Eu tenho uma mão imensa e acho incomodo manusear aparelhos com telas de 5″ pra cima.

iphone-5cetc

 

E o produto propriamente dito?

O Sistema Operacional tem a assistente virtual Siri ativa o tempo inteiro – basta falar a frase “E aí, Siri” para acioná-la. A ficha técnica cita ainda a rede 4G mais rápida, uma vez que ficou compatível com os padrões mais recentes do mercado.

A câmera passou de 8 MP para 12 MP, com direito à função Focus Pixels, que faz com que o aparelho busque o objeto mais importante em cena. A promessa é de fotos mais belas, em um momento em que as empresas de celular parecem ter desistido da corrida por mais megapixels, ano após ano, supostamente para melhorar a qualidade da captura de imagens. Mas nas fotos panorâmicas, nada de economia: as imagens podem ter até 63 MP.

Em termos de gravação de vídeos, a nova edição do iPhone 5S é capaz de filmar na altíssima resolução 4K. Ele também é compatível com vídeos em 1080p a 60 quadros por segundo e com slow-motion a 240 quadros por segundo (a resolução para este recurso não foi informada).

Assim como o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus, o novo iPhone SE também é compatível com o Live Photos. Na prática, o smartphone grava alguns instantes antes e alguns após o usuário bater uma foto, gerando um breve clipe de vídeo digno das fotografias animadas vistas na série de filmes “Harry Potter”.

O modelo com display de 4 polegadas tem tela Retina com resolução de 1136 x 640 pixels. E, se a tela não é HD, também não conta com o sensor de pressão 3D Touch, capaz de sentir a força aplicada pelo usuário sobre a tela.

O iPhone SE tem pré-venda marcada para 24/03 e chega às lojas americanas em 31/03. Por enquanto, não temos nenhuma palavra sobre o preço e disponibilidade dele no Brasil, mas a fabricante prometeu que o modelo de “baixo custo” será vendido em mais de 110 nações ainda no primeiro semestre. O sucessor do SE estará disponível em quatro cores: dourado, prateado, cinza espacial e rosa.

iPhone SE

 

Fonte: Tech Tudo e Folha TEC

Avenida Benedito Storani, 94 - Sala 3
CEP 13280-000 - Centro - Vinhedo - SP
+55 (19) 3876-0179 / (19) 99873-4415
contato@eurekaht.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Eureka Automação Residencial, Magic Mirror, Aspiração Central