Nova Apple – Turbinada e no caminho certo?

divulgacao

 

Mais um ano. Mais uma WWDC sem Steve Jobs e sem a tão esperada TV da Apple. No lugar uma Apple TV com algumas modificações e muitas apostas em serviços de terceiros, como jogos e conteúdos.

Nós acreditamos que o futuro da TV são apps”, disse Tim Cook no evento da Apple da última quarta. A nova Apple TV está alinhada com esta proposta: com um controle remoto sensível ao toque, a assistente virtual Siri e um novo sistema operacional, o tvOS, o gadget para streaming de mídia também oferece suporte a aplicativos de terceiros, incluindo jogos.

Com isso, a Apple começa a ampliar o investimento numa área pouco explorada pela empresa. Os jogos já estão presentes em parte do universo da Apple, como no iPhone, no iPad, mas sempre foi tímido o investimento da empresa em games para a plataforma Macintosh. Com a nova Apple TV, é a primeira vez que a Apple traz jogos para a sala de TV, algo que consoles já fazem há anos. O que então esperar dessa nova empreitada?

Entre os novos recursos da Apple TV estão uma loja de aplicativos (com games, apps de conteúdo e muito mais), papéis de parede em vídeo em HD e um novo sistema chamado tvOS, que é baseado no iOS, mas feito para a sua sala, como afirmou a Apple na apresentação.

Além disso, a Apple TV também ganhou um novo modelo do controle remoto. Agora, o Remote (foto abaixo) conta com mais botões e possui suporte touchscreen com um giroscópio, um acelerômetro, permitindo ao usuário um novo conjunto de comandos e interações possíveis com o gadget.

divulgacao

Outra grande ferramenta que chega com a nova Apple TV é o suporte para o Siri na Apple (apenas em inglês por enquanto), seja para fazer buscas por filmes, atores, avançar ou retroceder trechos de programas, entre outras coisas. Você pode fazer pedidos como “me mostre programas de TV engraçados”, e então “organize por popularidade”. Os resultados de busca têm links para o iTunes e para serviços de streaming como o Netflix e o Hulu. A Siri também entende comandos como “pule cinco minutos”, ou ainda “o que foi que ela disse?”, que volta o filme ou série em 15 segundos e ativa legendas.

Também dá para pedir mais informações sobre o filme — por exemplo, quem são os atores principais — ou ainda pedir informações como resultados de jogos ou previsão do tempo. Nos dois casos, as informações são mostradas na parte de baixo da tela e não interrompem o que você está vendo.

Tudo isso graças aos processador A8, o mesmo presente no iPhone 6,  capaz de gerenciar uma quantidade de gráficos de forma bem intensa.  É possível compará-la ao que o primeiro modelo do Nintendo Wii oferecia sete anos atrás, com a adição da sensibilidade ao toque no controle, que deixa a navegação na interface da Apple TV ser bem mais fácil do que antes – nada mais de apertar botões.

Para dar tempo dos jogos e aplicativos serem desenvolvidos, a Apple liberou ontem mesmo o tvOS, sistema que roda na Apple TV, junto com algumas unidades da sua nova set-top box para certos desenvolvedores. Há restrições no desenvolvimento, no entanto: os aplicativos podem ter no máximo 200 MB e se precisarem de mais, eles precisarão baixar o conteúdo da internet depois de instalado.

divulgacao

Dito isso, não deve ser muito difícil para um grande estúdio de jogos fazer a portabilidade dos seus games do iOS para o tvOS, então podemos esperar que os jogos que já fazem sucesso na plataforma móvel migrem também para a Apple TV. E já existem títulos de outras plataformas sendo portados também, como o Guitar Hero e Rayman Adventures, além de títulos exclusivos, como Manticore Rising. Falta de jogos não será um problema.

 A nova Apple TV chega no final de outubro aos EUA com preços entre 150 dólares (32GB) e 200 dólares (64GB). O aparelho vai chegar a mais de 100 países até o final do ano.

A Eureka integra sua Apple TV ® em seu Home Theater, projetor Full HD ou sistema de distribuição digital de vídeo.  Para saber mais, consulte os Integradores Profissionais da Eureka. Agende hoje mesmo uma demonstração das nossas soluções em nosso show room:

EurekaHome Entertainment, Aspiração Central e Automação Residencial

Para informações complementares, acesse nosso FacebookTwitter e Galeria de Imagens do Flickr.

Para visitas agendadas ligue
(19) 3876-0179 – Vinhedo-SP

FONTES: B9 / Gizmodo / Macworld

Avenida Benedito Storani, 94 - Sala 3
CEP 13280-000 - Centro - Vinhedo - SP
+55 (19) 3876-0179 / (19) 99873-4415
contato@eurekaht.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Eureka Automação Residencial, Magic Mirror, Aspiração Central