FAQ’s – Aspiração Central

O que é o Sistema de Aspiração Central?

Aspiração Central é um sistema moderno de limpeza da casa e melhorar a qualidade do ar que respiramos.
Diferente dos aspiradores de pó portáteis normais, TUBÒ usa tomadas e mangueiras inseridas nas paredes, que aspiram o pó, enviando-o para uma central de aspiração situada em local separado, longe do lugar que estamos a limpar e capaz de fazer desaparecer perfeita e silenciosamente os ácaros e a poeira fina, a deixar o ar da casa mais respirável.

 

Como funciona?

O funcionamento é simples, prático: algumas tomadas de aspiração são distribuídas pela casa, definidas de acordo com seu projeto e sua necessidade. Basta engatar a mangueira na tomada e o sistema de aspiração central liga automaticamente.

Toda a sujeira do chão, móveis, poeira e ácaros são conduzidos à central de aspiração, através da tubulação embutida na parede, onde são retidos em filtro de alta performance. O equipamento central é instalado fora da área de convívio – na área de serviço, depósito ou garagem – eliminando assim o ruído no ambiente aspirado.

É o fim do cansaço ao puxar o aspirador tradicional pela casa, em busca de uma tomada elétrica adequada; lascar móveis novos ou bater em portas, nada mais de estresse com extensões que não alcançam o ponto necessário. Cada ambiente tem a sua tomada, na qual se pode colocar a mangueira e começar uma limpeza inteligente.

 

Por quê optar por um Sistema de Aspiração Central ao invés de se comprar um aspirador de pó comum?

– O poder de sucção das Centrais de Aspiração BEAM é de 5 vezes superior ao aspirador de pó comum;

– Diminuir o ruído nos ambientes, pois, não se tem o barulho do aspirador de pó (máquina) no ambiente que está sendo limpo;

– Tornar o imóvel mais atrativo e aumentar seu valor de venda;

– Melhorar a qualidade do ar da residência ou imóvel coorporativo, já que a sujeira é aspirada para fora do local comum de convívio. A melhoria no ar que se respira é de até 60%, diminuindo proporcionalmente os sintomas alérgicos respiratórios.

– Diminuir o consumo de água, já que, quando se aspira mais se utiliza menos água;

– Aumentar a vida útil de pisos e mobílias, já que não há não estará arrastando o aspirador de pó para cima e para baixo;

– Trazer praticidade, rapidez e conforto, economizando tempo;

– Eventual redução da mão de obra de serviço de limpeza, de acordo com o perfil da aplicação.

 

Qual o melhor lugar para colocar a Central de Aspiração?

A central de aspiração não é muito grande, mas deve ficar ambiente separado dos quartos e salas nos quais se vive normalmente, tal como varandas, garagens, porões etc.; isto torna possível utilizar a instalação a qualquer hora, em total silêncio.

 

O sistema de aspiração central faz bem a quem sofre de alergias?

Uma das grandes diferenças entre o aspirador de pó tradicional e o sistema de aspiração centralizado está no aspecto recirculação de pó.

O Sistema Beam de Aspiração Central ajuda a reduzir os sintomas de alergia em até 61%, isto foi clinicamente comprovado pela Universidade da Califórnia em Davis. O Sistema Beam é mais eficaz na remoção de sujeira e alérgenos porque tem um motor maior, mais poderoso do que os outros – até cinco vezes mais potente. Ao contrário dos aspiradores convencionais que recirculam a poeira,no próprio ambiente o sistema Beam remove 100% da sujeira como, ácaros, pólen, pêlos e outros alérgenos. E os leva para o recipiente (balde) de sujeira localizado longe das áreas de circulação as residência.

 

O sistema de aspiração central pode ser instalado numa casa já pronta?

Normalmente não: este tipo de instalação é instalado em fase de construção ou reforma, pois é composto por uma tubulação de 50 mm de diâmetro, que percorre o teto e as paredes junto à instalação elétrica e hidráulica.

Há casos em que pode ser instalado em apartamentos já terminados, mas deve ser somente em um andar e ter embaixo a garagem ou o porão, para poder aplicar a tubulação e furar somente o chão para colocar as tomadas. Nestes casos, no entanto, é melhor consultar os Integradores Profissionais da Eureka.

 

O sistema é barulhento?

Não é barulhento, pois a possibilidade de instalar a central de aspiração num ambiente separado do resto da casa torna o barulho do motor quase inexistente. Por isso, nos quartos é possível limpar com o mais completo silêncio. Isto permite fazer limpeza inclusive em horários noturnos, quando um aspirador de pó barulhento não poderia ser usado, especialmente se você mora num prédio de apartamentos.

 

É preciso uma tomada de aspiração em cada quarto?

Depende do tamanho dos quartos; se considerarmos que com uma tomada cobrimos de 25 a 30 m², é fácil calcular a quantidade de tomadas.

Outro sistema para calcular o número de tomadas é o seguinte: como a mangueira com a qual aspiramos tem aproximadamente 9 metros, ao colocar as tomadas num ponto x (corredor, entrada etc.) posso ver onde chego com esta medida e determinar o número de tomadas necessárias para cobrir todo o apartamento ou casa.

 

O que possível aspirar?

É possível aspirar pó, pequenos detritos, todo o material seco que normalmente se encontra em casa e que deixamos entrar em nossas atividades diárias. Obviamente o diâmetro dos objetos a aspirar devem ter medida justas para obstruir as tubulações. Só não pode aspirar líquidos.

 

É possível que o sistema de aspiração central fique entupido?

É muito difícil, pois, ao aspirar devemos colocar a mangueira numa tomada com uma entrada em 90°, que torna segura a passagem dos corpos “grandes” que não entrariam na tubulação e ficariam parados. A aspirar com a mangueira clássica, o diâmetro relativamente pequeno (de aproximadamente 30 mm), permite a passagem só de material muito pequeno.

 

Em que superfícies é possível usar o sistema?

Em todas as superfícies, usando as escovas adequadas. Por exemplo, na madeira se usa uma escova que não risca; no mármore ou nos pisos frios se usa uma escova com cerdas macias; Consulte nossa variedade de escovas para as mais diversas aplicações.

 

 Como faço para manter o sistema de Aspiração Central?

O Sistema Beam é praticamente livre de manutenção. A lubrificação ou limpeza não é necessária. Os filtros auto-limpantes Beam tem um design exclusivo dos fabricantes de tecido GORE-TEX, que são cinco vezes mais resistentes do que os outros. O filtro impede que a sujeira seja depositada em sua superfície e protege o motor. Como é permanente, não há necessidade de substituir, basta esvaziar o recipiente (balde) de sujeira 3-4 vezes por ano.

 

E o filtro do aspirador? Quando preciso trocar?

Recomendamos o uso de centrais com filtro auto-limpante. As centrais Beam são as únicas no mercado com a exclusiva tecnologia GORE-TEX auto limpante, patenteado pela BEAM. O filtro precisa ser removido ou lavado. Pela sua eficiência de filtragem, retém 98,9% das partículas aspiradas, maiores que 0,3 µm e não necessita exaustão externa.

Após 2 ou 3 anos é recomendado avaliar a situação do filtro, entre em contato com a Eureka e agende uma visita-técnica.

 

A mangueira de aspiração é fácil de usar?

São extremamente leves e projetadas para toda limpeza da casa, desde o chão ao teto. Ao contrário das mangueiras frágeis encontradas em aspiradores portáteis, as mangueiras Beam foram criadas para resistir a torções diárias.

 

Comprei um imóvel já tem infra-estrutura de aspiração central. Qual o próximo passo?

Por favor, entre em contato com a Eureka e cuidaremos de todas as etapas de venda e instalação da central e fornecimento dos acessórios essenciais para deixar a limpeza da sua casa ou apartamento mais inteligente.

 

Qual a diferença entre os sistemas de Aspiração Central disponíveis no mercado e o Sistema de Aspiração Central instalado pela Eureka?

Após contratação do serviço, a Eureka irá acompanhar cada uma das etapas de implantação do sistema de Aspiração Central, desde o projeto, alocação de pontos de aspiração até a cobertura pós venda final.

Além disso, as conexões são exclusivas de aspiração central, e estão dentro da Norma SATM F2158, resistentes à detritos em alta velocidade. As conexões no México ou Canadá,local onde o sistema de aspiração central é padrão nas residências. As conexões são testadas e aprovadas para esse fim específico. Conexões comuns de esgoto podem rachar, além de terem um raio de curvatura menor, desfavorecendo o fluxo do ar e possibilitando entupimentos.

Nossas conexões são de 50mm, portanto a tubulação reta (trabalhamos sempre com 1ª Linha – Tigre ou Amanco) deverá ser também de 50mm. Temos observado que algumas empresas do mercado de Aspiração Central não exigem que sejam utilizadas conexões dentro da Norma ASTM, utilizando conexões simples de hidráulica.

Caso esteja cotando, desconfie, pois, você poderá ter problemas futuros em sua Infra-estrutura, necessitando arrebentar áreas acabadas de seu imóvel para resolve-los, gerando grande desconforto e mal estar à você, portanto, exija sempre conexões dentro da Norma ASTM F2158). Esta Norma Americana existe e foi criada porque testes foram feitos e conexões simples foram prejudicadas (rompidas) nas passagens rápidas de detritos.

Avenida Benedito Storani, 94 - Sala 3
CEP 13280-000 - Centro - Vinhedo - SP
+55 (19) 3876-0179 / (19) 99873-4415
contato@eurekaht.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Eureka Automação Residencial, Magic Mirror, Aspiração Central