Comando por Voz na Casa Inteligente

gohome

 

Muito em breve, dispositivos tecnológicos serão um mordomo invisível gerenciando sua casa. Quem diz isso são nomes fortes como GOOGLE, APPLE e FACEBOOK.

 

GOOGLE HOME

 

O Google Home foi apresentado na Google I/O 2016 que está a decorrer em Mountainview, Califórnia, e promete ser uma das maiores novidades da conferência, mas o conceito já tem outras implementações “reais” no mercado, entre as quais o Amazon Echo.  O dispositivo é uma caixa de som inteligente que pode fazer streaming de música, mas que vai muito mais além desse objetivo, e que responde a questões, aprende com a sua informação e dá dicas para o ajudar no dia a dia.

 

O Google Home foi apresentado pelo vice presidente de gestão de produtos, o brasileiro Mario Queiroz, que garantiu que para além de ser um bom objeto de design pode ajudar muito a família com um assistente inteligente. O equipamento vai usar o software Assistant que também foi apresentado por Sundar Pichai na Google I/O, e basta dizer OK Google para ativar a funcionalidade de colocar questões. E podem ser perguntas simples sobre o tempo ou o estado do trânsito, ou questões mais complexas, como “quantas calorias tem um abacate” ou “qual era a população dos Estados unidos quando a NASA foi criada”, mostra Mario Queiroz.

 

googlehome-ed googleaplications

 

A coluna tem um formato cilíndrico e LEDS coloridos no topo, mas o que faz diferença é o que está “por dentro”, com a possibilidade de pesquisa semelhante ao Google, e a inteligência do novo assistente digital da empresa. “À medida que o Google aprende também o Google Home melhora“, explica. Mesmo assim, Mario Queiroz não esconde que grande parte do know how vem também do Chromecast, um dos maiores sucessos de venda da Google nos últimos anos.

 

O Google Home também deverá poder controlar outros dispositivos domésticos mas essas funcionalidades não foram muito detalhadas, nem estão disponíveis no site do equipamento. A forma como o novo dispositivo pode fazer a diferença na gestão do dia a dia foi apresentada em vídeo, com uma típica família norte americana a preparar o dia. E parece que funciona quase como magia.

 

Do lado da concorrência o Echo da Amazon já vai mais avançado, com uma segunda versão mais pequena, mas há outras experiências e a Sony está também a trabalhar nesta área, como mostrou no Mobile World Congress em Barcelona.

 

zuckerberg

 

MARK ZUCKERBERG E O DESAFIO PARA 2016

 

Mark Zuckerberg definitivamente não é um sujeito de ambições pequenas. Depois de constituir fortuna com o Facebook e comprar marcas grandes como Instagram e WhatsApp, para 2016 o executivo pretende inovar na área de automação residencial com a criação de um “mordomo” digital com o uso de inteligência artificial.

 

Inspirado pelo super-herói Homem de Ferro, Zuckerberg estabeleceu como meta para 2016 criar um sistema semelhante ao software JARVIS, criado pelo personagem Tony Stark para controlar digitalmente seu lar e informações. Zuckerberg afirmou em nota em seu perfil pessoal que está estudando atuais tecnologias de smart home, como o Amazon Echo, mas deverá criar algo personalizado para sua casa.

 

Ensinarei o sistema para controlar via voz tudo em minha casa – música, luzes, temperatura e assim por diante. Ensinarei ele a liberar a entrada de amigos ao reconhecer seus rostos quando eles tocam a campainha”, explicou o CEO do Facebook.

 

Inicialmente, o projeto de Zuckerberg é algo privado, que o executivo pretende desenvolver sem a equipe do Facebook, diferente de outros projetos paralelos como o Internet.Org, em que Zuckerberg tem o plano de levar conectividade à regiões menos favorecidas.

 

É um caso diferente de gratificação quando se desenvolve coisas sozinho, então este ano meu desafio pessoal é fazer isso. Estou ansioso para compartilhar o que aprender durante o ano“, afirmou o CEO.

 

SIRI_Desktops

 

SIRI: APPLE TAMBÉM CAMINHA (de lado) RUMO A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

 

O HomeKit, pacote de desenvolvimento para Internet das Coisas (IoT) da Apple, está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Depois de alguns rumores, durante a WWDC deste ano que foi possível visualizar com mais clareza as possibilidades do sistema. Mas o que o HomeKit é realmente capaz de fazer? O TechTudo listou as principais características da plataforma de iOT da Maçã.

 

O HomeKit é um pacote de desenvolvimento voltado para programadores que desejam criar soluções de IoT. O kit criado pela Apple permite que seus gadgets possam controlar sistemas automatizados como lâmpadas, termostatos e cortinas. O HomeKit aproveita toda a tecnologia desenvolvida pela Apple para simplificar sistemas de automação residencial. Ele virá de forma nativa no iOS 9 e também no Watch OS,  sistema operacional do Apple Watch.

 

A grande novidade do HomeKit é a possibilidade de controlar os aparelho autômatos dentro de casa de qualquer lugar. Se você esqueceu a porta da garagem aberta, poderá trancá-la pelo iPhone ou Apple Watch quando chegar ao trabalho, por exemplo.

 

Essa semana,  após anos de rumores, surgiu a primeira evidência visual de que a Apple trabalha para incluir a Siri no sistema operacional dos Macs. O pessoal do MacRumors recebeu capturas de tela que mostram ícones da assistente pessoal tanto no dock quanto na barra de menus, que fica na parte superior.  Isso é mais uma evidência que a Apple está, a passos de siri, rumando para o gerenciamento residencial por controle de voz.

 

 

Para saber as últimas tecnologias em Automação Residencial, consulte os integradores profissionais da Eureka e veja uma demonstração em nosso show room.

Eureka: Home Entertainment, Aspiração Central e Automação Residencial

Para visitas agendadas ligue (19) 3876-0179 – Vinhedo-SP

 
 

FONTE: Olhar Digital

Avenida Benedito Storani, 94 - Sala 3
CEP 13280-000 - Centro - Vinhedo - SP
+55 (19) 3876-0179 / (19) 99873-4415
contato@eurekaht.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Eureka Automação Residencial, Magic Mirror, Aspiração Central