Video 360°

fb3

O que é Vídeo 360?

Um vídeo 360 é criado com um sistema de câmera que grava simultaneamente 360 graus de uma cena. Os visualizadores podem girar em um ponto de vista do vídeo 360 para assisti-lo em diferentes ângulos. Até o ano passado parecia ser mais uma onda tecnológica passageira. Porém, quando Facebook e Youtube exploram essa tecnologia, você deve prestar MUITA atenção.

Vídeos 360 no computador

Ao assistir a um vídeo 360 em um computador, o ângulo de visualização é alterado arrastando o mouse. Certifique-se de que está usando a versão mais recente de seu navegador Web (por exemplo, Chrome, Firefox). Os vídeos 360 no Facebook não são visíveis no Safari ou no Internet Explorer.

Vídeos 360 em dispositivos móveis

Em dispositivos Android e iOS, o ângulo de visualização de vídeo 360 é alterado arrastando o dedo pela tela do dispositivo ou navegando com o dispositivo.

Verifique se está usando a versão mais recente do aplicativo do Facebook. Se você está usando um dispositivo iOS, ele deve ser um iPhone 4S ou mais recente ou um iPad 2 ou mais recente. O dispositivo iOS também deve executar o iOS 7 ou mais recente. Se você estiver usando um dispositivo Android, certifique-se de que se trata do Android 4.3 ou mais recente.

Vídeos 360 no Home Theater

A interface ainda não chegou para os sistemas A&V residenciais. No momento, só podemos extrapolar algumas tendências, quem sabe integrando a segunda tela com o sistema de home entertainment ou a inclusão de óculos de RV na interface, possiblitando uma imersão em 360° em um filme ou show.

O fato é que, a simulação espacial de um sistema multicanal já permite uma experiência sensorial tridimensional.  Sem falar em Dolby Atmos, e a possível sincronização entre um óculos de realidade virtual e o acionamento (ou não) de uma caixa acústica posicionada no Home Theater.

fb2

Facebook 360°

O Facebook saiu na frente e apresentou sua própria camera, a Surround 360.  Composta por 17 lentes que podem filmar com resolução de até 8K, além da lente fish eye no topo e outras duas na parte inferior são responsáveis por eliminar aquele “buraco negro” nas filmagens 360°, fazendo com que a camera e seu suporte desapareçam de cena. Com cara de disco voador, a estrutura é de alumínio, e pode ser facilmente desmontada.

A camera não será vendida comercialmente. Ela é open source e sua documentação de hardware e algoritmos será liberada no Github, para que qualquer um monte seu próprio equipamento. Segundo o Facebook, o custo das peças – que podem ser compradas online – gira em torno de 30 mil dólares.

Chris Cox, chefe de produto do Facebook, deixou claro que a empresa não quer competir no segmento de cameras. A Surround 360 foi criada para servir como referência pra indústria – “a melhor já criada”, segundo ele – que poderá projetar seus próprios produtos a partir desse conceito.

fb4

 

Fonte: TechTudo, B9 e Facebook. Para saber mais, clique aqui.

Avenida Benedito Storani, 94 - Sala 3
CEP 13280-000 - Centro - Vinhedo - SP
+55 (19) 3876-0179 / (19) 99873-4415
contato@eurekaht.com.br
Valid XHTML 1.0 Transitional
Eureka Automação Residencial, Magic Mirror, Aspiração Central